A Mercedes-Benz e a Raízen Power anunciaram um projeto de geração de energia fotovoltaica no Rio Grande do Norte, reforçando a importância do estado na produção de energia e a descarbonização da economia. Operado pela Raízen, o projeto Dunamis está em fase de construção no município de Santana do Matos, localizado a 190 quilômetros de Natal.
A Mercedes-Benz terá participação societária na usina e utilizará a energia gerada para abastecer suas fábricas de caminhões e ônibus em São Bernardo do Campo (SP) e de cabines em Juiz de Fora (MG). O modelo de autoprodução adotado pela montadora permitirá que a energia consumida por suas instalações no Brasil seja 100% renovável, acelerando os esforços da empresa rumo à neutralidade de carbono.
O projeto Dunamis, que ocupa uma área de 600 hectares, incluirá quatro usinas solares com capacidade instalada total de 117,54 megawatts (MW), segundo informações do jornal Valor Econômico. Essa iniciativa evitará a emissão de 20 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente à plantação de cerca de 140 mil árvores, destacou Frederico Saliba, CEO da Raízen Power.
A conclusão do parque solar está prevista para os próximos meses, e a expectativa é de que outras empresas também possam se associar ao projeto, ampliando ainda mais o impacto positivo na redução das emissões e na geração de energia renovável no estado.
Silvio Torquato, secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, celebrou a parceria, destacando o fortalecimento do estado no cenário das energias renováveis. “A presença de uma empresa do porte da Mercedes-Benz confirma o protagonismo do RN no setor de energias limpas, impulsionando ainda mais nossa contribuição para a descarbonização global”, afirmou.