O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por novos exames nesta terça-feira (22) no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, como parte de sua reavaliação após sofrer uma queda no último sábado (19). De acordo com o boletim médico, o presidente está com o quadro estável e “apto” a retomar suas atividades diárias de trabalho.
“O exame de imagem está estável em comparação ao anterior, com a programação de realizar novo exame de controle em 72h. Encontra-se apto a exercer sua rotina de trabalho“, informou o boletim, assinado pelos médicos responsáveis, Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e Dra. Ana Helena Germoglio, além do Dr. Rafael Gadia, Diretor de Governança Clínica, e Dra. Luiza Dib, Diretora Clínica.
Lula foi hospitalizado no último sábado, após sofrer um acidente doméstico no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência. Ele bateu a cabeça e recebeu três pontos no local do ferimento. Após ser atendido e liberado pela equipe médica, o presidente retornou à sua residência, onde continua sob acompanhamento.
Devido à queda, Lula precisou cancelar sua viagem a Kazan, na Rússia, onde participaria da 16ª Cúpula do BRICS. A participação no evento, que estava prevista para começar no domingo (20), foi transferida para videoconferência, seguindo orientação médica.
Mesmo com o acidente, o presidente manteve sua agenda de trabalho a partir de segunda-feira (21), despachando do Palácio da Alvorada. Na terça-feira (22), ele teve um telefonema com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e à tarde realizou uma reunião com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).