Atriz Inez Viana participa de encontro sobre Arte Armorial na Pinacoteca Potiguar nesta sexta-feira (8) - O POTI

Atriz Inez Viana participa de encontro sobre Arte Armorial na Pinacoteca Potiguar nesta sexta-feira (8)

Mostra Armorial 50, em comemoração aos 50 anos do movimento fundado pelo dramaturgo Ariano Suassuna, está em exibição até 2 de fevereiro de 2025. Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira (8) e no sábado (9), a Pinacoteca Potiguar recebe o evento “Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial”, encontros que fazem parte da Mostra Armorial 50, em comemoração aos 50 anos do movimento fundado pelo dramaturgo Ariano Suassuna. Com entrada gratuita e ingressos disponíveis via Sympla, o evento promete explorar as raízes e influências da estética armorial.

A programação começa na sexta-feira (8), às 19h, com a presença da atriz e diretora Inez Viana e do multi-instrumentista e compositor Danilo Guanais, figura central na música armorial para cinema e teatro. A sessão será mediada por Carlos Newton Júnior, poeta e professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista na obra de Suassuna. “Vamos explorar a rica tradição dos romances nordestinos e da música armorial, que influenciam profundamente a cena musical brasileira com sua estética única. Também discutiremos a dramaturgia armorial e as montagens das obras de Ariano Suassuna, que exemplificam a poética armorial por meio de cenários, figurinos e músicas que juntos criam uma arte de síntese”, detalha Newton Júnior.

No sábado (9), às 16h, o tema será o cordel como referência para o Movimento Armorial, com a participação do escritor e poeta Kyldemir Dantas e da multiartista Clotilde Tavares, ambos conhecidos por seu trabalho com a cultura nordestina e o cordel. Na ocasião, também será lançado o livro Ariano Suassuna na Literatura de Cordel, de autoria de Dantas, com prefácio de Carlos Newton Júnior.

A Mostra Armorial 50, aberta ao público desde 1º de novembro, celebra meio século de um movimento que nasceu em 1970 com o objetivo de fundir as tradições populares nordestinas com influências da cultura erudita, criando uma identidade estética que abrange literatura, música, teatro e artes plásticas. O acervo traz mais de 140 obras de artistas renomados, como Francisco Brennand, Gilvan Samico e Romero Andrade Lima.

Com o apoio do Ministério da Cultura, do Governo Federal e patrocínio oficial da Petrobras via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra, realizada pela R. Godoy Cultura, também conta com suporte da Fundação José Augusto, da UFPE e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte. A InterTV, TV Universitária, Universitária FM e Sistema Tribuna de Comunicação são parceiros de mídia do evento.

Serviço:

Onde: Palácio da Cultura – Pinacoteca Potiguar (Praça Sete de Setembro – Cidade Alta)
Quando:

  • 08/11 (sexta-feira), 19h: *Teatro no Movimento Armorial* com Inez Viana e Danilo Guanais.
  • 09/11 (sábado), 16h: *O Cordel como Referência do Movimento Armorial* com Kyldemir Dantas e Clotilde Tavares.

Entrada: Gratuita, com ingressos disponíveis no Sympla.

Ingressos para mostra gratuita com obras de Ariano Suassuna começam a ser distribuídos nesta quinta (24); saiba como adquirir