Sebrae lança cursos online para impulsionar aquicultura no Rio Grande do Norte - O POTI

Sebrae lança cursos online para impulsionar aquicultura no Rio Grande do Norte

Além das aulas, os participantes têm acesso gratuito a três e-books específicos, que trazem conteúdos técnicos e práticos sobre cada temática. Foto: Agência Sebrae.

O Sebrae no Rio Grande do Norte lançou, neste mês de novembro, três novos cursos online voltados para empreendedores do setor de aquicultura. A ação integra o Projeto de Desenvolvimento da Aquicultura Potiguar, conhecido como AquaPotiguar, que busca promover o crescimento da aquicultura no estado e oferecer apoio a pequenos e médios empreendedores. Os temas abordados nos cursos incluem “Cultivo de Peixes em Tanques Escavados”, “Carcinicultura” e “Peixes Ornamentais”.

Com o estado entre os principais produtores de camarão do Brasil, em expansão do mercado do pescado e de peixes ornamentais o Sebrae busca capacitar os pequenos e médios produtores para que possam expandir seus negócios de forma inovadora e sustentável”, explica Mona Paula, gerente de Desenvolvimento Rural do Sebrae.

Os cursos, oferecidos por R$ 60,00 cada, contam com aulas ministradas por especialistas que ensinam desde práticas de manejo sustentável e controle de qualidade até detalhes sobre licenciamento ambiental e gestão de pequenos empreendimentos. Além das aulas, os participantes têm acesso gratuito a três e-books específicos, que trazem conteúdos técnicos e práticos sobre cada temática.

Confira um resumo do conteúdo dos cursos:

  • Carcinicultura: Aborda a criação de camarões, com orientações sobre montagem de viveiros, linhas de crédito e acesso ao mercado, visando um modelo de negócios inovador e sustentável.
  • Peixes em Tanques Escavados: Ensina técnicas essenciais de piscicultura, desde o início da criação até estratégias de comercialização.
  • Peixes Ornamentais: Focado no mercado pet, o curso aborda a criação de peixes ornamentais, um setor que, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e o Instituto Pet Brasil, deve crescer 12,1% em 2024. Atualmente, os peixes ornamentais ocupam o quarto lugar no ranking de animais de estimação no Brasil, atrás de cães, gatos e aves.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site do Sebrae Rio Grande do Norte. Segundo a organização, a iniciativa é estratégica para atender a crescente demanda por produtos de aquicultura e para gerar oportunidades de renda, especialmente em comunidades costeiras.

Serviço:

Projeto Possibilidades oferece curso gratuito em produção cultural com oportunidades de contratação