Em uma análise que combina dados do Censo 2022 do IBGE e do Vigitel Brasil 2023, a Sociedade Brasileira de Diabetes revelou que mais de 20 milhões de brasileiros convivem com a doença. Este levantamento, realizado pelo Ministério da Saúde, considera uma população total de 203.080.756 habitantes, com uma prevalência de 10,2% de diagnósticos autorreferidos.
O elevado número de casos preocupa especialistas e serve de alerta à população neste Dia Nacional do Diabetes, comemorado nesta quinta-feira (14). A nutricionista Eva Andrade, docente do curso de Nutrição da Estácio, enfatiza que “adquirir conhecimento e pôr em prática uma vida mais saudável são a melhor forma de se prevenir contra a doença.”
Eva explica que “o diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento permanente do nível de glicose no sangue, e existem algumas classificações. A mais comum delas, que atinge 90% dos diagnosticados, é a tipo 2, que pode ser evitada com uma mudança de hábitos.” Ela recomenda a adoção de bons hábitos alimentares, como:
- Consumir mais frutas e verduras;
- Reduzir a ingestão de produtos ultraprocessados;
- Manter a atividade física regular, mesmo que leve, como caminhadas.
A nutricionista destaca que “a literatura científica já mostra que o exercício físico é um dos principais reguladores da glicose sanguínea, favorecendo com que esse açúcar saia do sangue e entre nas células, onde deveria estar desde o princípio, com o funcionamento adequado da insulina, o hormônio responsável por fazer essa regulagem.”
Eva também alerta para as complicações sérias do diabetes, que incluem “danos ao sistema imunológico, o que aumenta a chance de infecções, maior risco de infarto do miocárdio e acidente vascular, além das lesões nos olhos, rins e pés que podem se tornar condições permanentes caso não sejam tratadas adequadamente.” Por isso, é essencial um acompanhamento médico adequado.
A profissional aconselha que, ao suspeitar da doença, o indivíduo deve buscar orientação de um profissional de saúde para avaliação e tratamento apropriados.
O que é o Diabetes e quais os tipos?
Diabetes Mellitus é uma condição caracterizada pela elevação constante da glicose no sangue (hiperglicemia), resultante de falhas na secreção ou na ação da insulina, hormônio responsável por permitir a entrada da glicose nas células para sua utilização.
A doença é classificada principalmente em:
- Tipo 1: Geralmente diagnosticada em crianças e jovens adultos, é uma condição autoimune onde o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina, obrigando o uso de injeções para controle dos níveis de açúcar.
- Tipo 2: Associada ao envelhecimento, obesidade e falta de atividade física, resulta em resistência à insulina e deficiência na sua produção. Representa cerca de 90% dos casos e pode ser evitada.
- Diabetes Gestacional: Ocorre durante a gravidez, afetando mãe e bebê, estimando-se que apareça em pelo menos 5% das gestações.
- Outros tipos: Decorrentes de defeitos genéticos, outras doenças ou uso de medicamentos, como diuréticos e corticoides.
Nordeste deve somar mais de 21 mil homens com câncer de próstata por ano nos próximos três anos