A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o lançamento de um foguete de sondagem a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, região metropolitana de Natal. A operação está agendada para a próxima sexta-feira (29) e faz parte da primeira etapa da Operação Potiguar.
O foguete modelo VS30 V15, com 7,9 metros de comprimento e peso total de 1,5 tonelada, será lançado para treinar técnicos do CLBI e testar equipamentos e processos envolvidos na atividade. A segunda etapa da operação está prevista para o segundo semestre de 2025 e incluirá o lançamento de outro foguete do mesmo modelo, que será usado para validar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, possibilitando a realização de experimentos.
“Com foco em monitorar e acompanhar foguetes e satélites em voo, o CLBI coleta dados sobre trajetória, desempenho e funcionamento de veículos e cargas úteis”, informou a FAB. “O país será capaz de lançar um experimento, fazer todas as coletas de dados e recuperar a carga útil enviada ao espaço.”
Capacidade estratégica
Segundo a FAB, o aumento da atividade no CLBI contribuirá para reduzir a sobrecarga no Centro de Lançamento de Alcântara (MA), que já tem 85% de sua capacidade reservada para 2025.
O CLBI, criado em 1965, realizou mais de 3 mil lançamentos ao longo de sua história, mas nos últimos anos se concentrou em atividades de rastreamento. A Operação Potiguar marca a retomada de lançamentos suborbitais, ampliando as capacidades do Brasil no setor aeroespacial.
Características do foguete VS30 V15
- Comprimento: 7,911 metros
- Peso total: 1,5 tonelada
- Carga útil: 278,46 quilos
- Velocidade máxima: 6 mil km/h
- Tempo total de voo: 6 minutos e 20 segundos
- Altitude máxima (apogeu): até 154,9 quilômetros
- Combustível: propelente sólido (900 quilos)
A FAB destacou que o foguete foi projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e é equipado com um estágio propulsivo e uma plataforma suborbital de microgravidade (PSM).