A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou a criação de um curso de Bacharelado em Inteligência Artificial, que será ofertado no campus Natal. A graduação, vinculada ao Instituto Metrópole Digital (IMD), terá 40 vagas iniciais e será oferecida por meio de reingresso específico.
A proposta do novo curso foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) nesta terça-feira (26). O objetivo é capacitar profissionais para desenvolver soluções tecnológicas usando técnicas de inteligência artificial, atendendo às demandas de diferentes setores.
Além da graduação em Inteligência Artificial, a UFRN também anunciou duas novas formações: Engenharia de Computação, para o campus Caicó, vinculada ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), e Engenharia de Energia, no campus Natal, com ênfase em petróleo e energias renováveis. Contudo, o início das atividades de Engenharia de Computação depende de aprovação do Ministério da Educação (MEC).
Quadro de vagas para 2025
No próximo ano, a UFRN ofertará 7.886 vagas em cursos de graduação presencial, sendo 7.241 destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Dessas, 4.952 estarão disponíveis no primeiro semestre e 2.289 no segundo.
O total de vagas teve um acréscimo de 55 em relação a 2024, resultado da criação dos novos cursos e da transferência de vagas do curso de Ciência da Computação para o Sisu. As demais 645 vagas serão distribuídas entre processos seletivos específicos e reingresso.
O Consepe também revisou os pesos e as notas mínimas para os processos seletivos de 2025, considerando a área de cada curso. Além disso, a bonificação regional, aplicada nos últimos anos, será descontinuada, em conformidade com decisões do Supremo Tribunal Federal.
Santander Universidades oferece bolsas de estudo gratuitas para mulheres potiguares em Londres