Governadora do RN regulamenta Lei Estadual de Combate à Corrupção - O POTI

Governadora do RN regulamenta Lei Estadual de Combate à Corrupção

Foram atualizadas normas como o Código de Ética e Conflito de Interesses. Foto: Ascom/Governo do RN.

Neste Dia Internacional de Enfrentamento à Corrupção, 9 de dezembro, a governadora Fátima Bezerra anunciou medidas para fortalecer a integridade e a transparência na gestão pública do Rio Grande do Norte. Os decretos regulamentam a Lei Estadual de Combate à Corrupção, atualizando normas como o Código de Ética e Conflito de Interesses, o Sistema de Gestão da Ética Pública e a adoção de práticas de Due Diligence nas contratações do Executivo Estadual.

Quando assumimos o governo em 2019, a Control [Controladoria Geral do Estado] tinha apenas sete auditores. Hoje, contamos com um ciclo completo de servidores comprometidos em aprimorar a gestão pública”, afirmou a governadora durante a cerimônia.

Os decretos têm como objetivo fortalecer mecanismos de combate à corrupção, promovendo integridade, ética e eficiência no serviço público. Segundo a governadora, as novas normas são um instrumento preventivo para garantir que o Estado atue com transparência e responsabilidade. “Aqui, combatemos a corrupção com atitudes, fortalecendo a impessoalidade e a economicidade nas contratações, sempre em favor da cidadania e dignidade”, explicou.

Principais mudanças promovidas pelos decretos:

  • Renomeação do Conselho Estadual de Ética Pública para Comitê Estadual de Ética Pública.
  • Transformação dos Comitês de Ética Setoriais em Comissões Setoriais de Ética, com atribuições mais claras.
  • Fortalecimento da cultura de integridade e responsabilidade na administração pública.
  • Avaliação de integridade em contratações do Executivo Estadual, promovendo transparência e prevenindo fraudes.

A Controladora Geral do Estado, Luciana Daltro, destacou que os decretos trazem avanços significativos no enfrentamento à corrupção. “Eles nos dão estrutura para prevenir a corrupção, criando uma cultura de gestão e avaliação de risco de integridade para garantir a eficiência no serviço público”, declarou.

Governadora recebe delegações do G20 que farão reuniões anticorrupção em Natal