Está marcada para a sexta-feira (22) uma audiência pública para discutir as aplicações de multas em Natal. A reunião, que foi proposta pelo vereador Robson Carvalho, terá início às 9h na sede da Câmara Municipal.
De acordo com o vereador, o intuito do encontro é “buscar uma intermediação entre os órgãos competentes e a sociedade que está sendo prejudicada com multas abusivas e uma alternativa que busque mais celeridade e desburocratização nos recursos, entre outros fatores”.
Recentemente os motoristas nataleneses passaram a reclamar do número de multas que vêm sendo aplicadas na capital potiguar, começando a chamar a prática de “indústria da multa”. Isso porque, nos primeiros sete meses deste ano, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) já arrecadou R$ 23,7 milhões em autos de infração.
Esse valor representa um aumento de 47,2% em relação ao valor arrecadado em todo o ano de 2022, quando foram aplicadas 105.806 multas. Entre os meses de janeiro e julho de 2023, foram aplicadas 96.136 multas.
Segundo Daliana Bandeira, responsável pela STTU, são aplicadas 38 multas por hora na cidade do sol, uma média de 3,7 por agente. Ela ainda disse que não considera esse volume um “exagero”.
Principais afetados pelas multas, os motoristas por aplicativo confirmaram que devem marcar presença na audiência e pretendem fazer um protesto em frente ao prédio da Câmara Municipal, também na sexta-feira.
Ao POTI, o vereador Robson Carvalho disse que a manifestação é um direito de todos, desde que seja feita de forma pacifica.