O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou hoje (19) na 78ª Assembleia Geral da ONU, onde afirmou que o princípio o multilateralismo global, que pressupõe igualdade soberana entre as nações, vem sendo corroído.
Em seu discurso, o brasileiro afirmou que o modelo de governança atual, criado depois da Segunda Guerra Mundial, não representa mais a geopolítica do século 21. Para ele, é necessária uma representação adequada de países emergentes em órgãos como o Conselho de Segurança da ONU.
“Continuaremos críticos a toda tentativa de dividir o mundo em zonas de influência e de reeditar a Guerra Fria. O Conselho de Segurança da ONU vem perdendo progressivamente sua credibilidade. Essa fragilidade decorre em particular da ação de seus membros permanentes, que travam guerras não autorizadas em busca de expansão territorial ou de mudança de regime. Sua paralisia é a prova mais eloquente da necessidade e urgência de reformá-lo, conferindo-lhe maior representatividade e eficácia”, disse o presidente.
Ao vivo: assista ao discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU
Ele ainda entrou em temas como Comércio, Clima, Extrema Direita e Resolução de Conflitos. Amanhã (20), Lula tem reuniões com o presidente Joe Biden, dos EUA, e Volodymyr Zelensky, da Ucrância.