A Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (SETUR/RN) deu início ao Projeto de Turismo de Base Comunitária, com o objetivo de promover a interiorização do turismo no estado. Este projeto, realizado em parceria com o SEBRAE-RN, tem uma duração prevista de 18 meses e objetiva apoiar comunidades tradicionais em sua busca por oportunidades de turismo sustentável.
O Turismo de Base Comunitária é um segmento em crescimento, alinhado com princípios de sustentabilidade ambiental e social. O projeto começou com quatro comunidades: três indígenas e uma quilombola, mas a intenção é expandi-lo para outros municípios nos próximos anos, conforme explicou a Secretária de Turismo, Solange Portela.
“Esse é um segmento do turismo em pleno desenvolvimento, pois está alinhado à sustentabilidade ambiental e social, respeitando a cultura e as tradições dos territórios. O Turismo de Base Comunitária possibilita ao visitante uma imersão ao estilo de vida daquele local. Iniciamos esse trabalho com quatro comunidades: três indígenas e uma quilombola, a ideia é ampliar para outros municípios nos próximos anos”, explica a secretária de Turismo Solange Portela.
A primeira fase do projeto começou com visitas às comunidades selecionadas: as Comunidades Indígenas Eleotérios do Catu (Canguaretama/Goianinha), Sagi Trabanda (Baía Formosa) e Jacu Sagi (Baía Formosa), além da Comunidade Quilombola de Sibaúma (Tibau do Sul).
Representantes da Secretaria de Turismo e consultores do Instituto Vivejar estiveram nas comunidades e também visitaram as prefeituras das áreas envolvidas. Nesta etapa inicial, estão sendo avaliados os locais possíveis para visitação e os atores envolvidos no Turismo de Base Comunitária. As expectativas, desafios e dúvidas relacionados ao projeto estão sendo discutidos com as comunidades. Após essa fase de trabalho nos territórios, será elaborado um diagnóstico que servirá de base para as próximas ações, as quais serão validadas pelas lideranças locais e apresentadas aos conselhos municipais de turismo, bem como à Instância de Governança Regional Costa das Dunas, região à qual os municípios pertencem.
Além desse projeto, o convênio assinado entre a Governadora Fátima Bezerra e o SEBRAE/RN em abril deste ano também contempla outras iniciativas, como a elaboração de projetos executivos municipais em municípios como Apodi, Sítio Novo e Felipe Guerra, bem como o estudo de viabilidade técnica para o roteiro de visitação das baleias Jubartes no litoral sul do estado.