O influenciador potiguar Ivan Baron, que ficou conhecido por criar conteúdos sobre as vivências e lutas de pessoas com deficiência, chamou a atenção do presidente Lula para um comentário capacitista proferido nesta terça-feira (26).
Prestes a passar por um procedimento cirúrgico no quadril, o presidente precisará do auxílio de muletas por algumas semanas, foi daí que surgiu a fala: “Até lá vou ficar aqui em Brasília, não vou poder pegar avião. Vou trabalhar normalmente. O Stuckert (fotógrafo pessoal do presidente) não quer que eu ande de andador. Ele já falou ‘não vou filmar você de andador’. Então significa que vocês não vão me ver de andador, de muleta, vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sequer operado”, comentou.
A fala não foi bem recebida entre pessoas com deficiência, por relacionar a muleta a algo negativo. Em suas redes sociais, Ivan Baron criticou a fala, explicando que, apesar de entender que não houve maldade, ainda é errada: “Associar o uso de tecnologia assistiva à falta de beleza é um tanto que problemático e não contribui em nada no processo de aceitação de quem precisa. Dá a entender que nossos corpos são errados e incompletos. Reforça o Capacitismo”, explicou.
Apesar das correções, Ivan ainda brincou com o presidente, afirmando que o ajudaria a sair bonito nas fotos, mesmo que com as muletas: “Presidente Lula, desejo uma excelente recuperação e digo com toda convicção, o senhor jamais ficará feio usando sua bengala ou muleta! Podemos marcar um encontro para dar dicas de poses com a bengala e o Ricardo Stuckert vai ser o responsável por esse ensaio!”, disse.
Confira a publicação feita por Ivan Baron:
Ver essa foto no Instagram