O setor varejista brasileiro deve movimentar cerca de R$ 8,4 bilhões durante a comemoração do Dia das Crianças, em 12 de outubro. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Se confirmada a projeção, as vendas terão um aumento de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado, que mesmo sob efeitos da inflação dos juros elevados, registrou uma movimentação financeira de R$ 8,33 bilhões.
A expectativa da CNC é que o preço médio da cesta composta por 11 grupos de bens e serviços relacionados à data fique 7% mais caro que no Dia das Crianças de 2022. Isso representa uma desaceleração em relação ao aumento de 9,9% registrados no ano anterior em relação a 2021. Terão alta nos preços itens como sapatos infantis (12,4%), livros (10,3%) e tênis (9%). Por outro lado, os videogames estão 8,5% mais baratos.
Comparado ao mesmo período do ano passado, observa-se uma redução significativa na taxa de inflação, com o IPCA registrando apenas 4,61% de aumento em relação aos 8,73% do ano anterior.