O setor do agronegócio tem liderado a criação de empregos formais no Rio Grande do Norte desde o mês de julho. Segundo o Mapa do Emprego no RN, somente no mês de agosto o setor foi responsável pela criação de 2.387 novos postos de trabalho com carteira assinada, sobretudo no cultivo de melão. Com isso, o estado encerrou o oitavo mês do ano com um saldo de 5.975 vagas formais.
Esse saldo representa um crescimento de 13% na abertura de novas frentes de trabalho formal no estado no comparativo com o mesmo mês de 2022. Em relação ao mês anterior, o aumento é ainda maior, 72%, já que em julho o saldo geral foi de 3.489 vagas.
O segundo maior gerador de empregos formais no RN é o setor de serviços, com um adicional de 1.168 empregos formais criados no mês de agosto. A indústria também teve um bom desempenho e abriu 1.102 vagas. A construção civil e o comércio responderam, respectivamente, por 677 e 641 vagas das novas contratações no período.
Analisando o mercado de trabalho potiguar de janeiro a agosto, o recordista de admissão é o setor de serviços, que detém 7,4 mil do total de 15.376 empregos no Rio Grande do Norte em oito meses. Essa quantidade de vagas abertas é 9% menor que as vagas criadas no mesmo intervalo do ano passado.