Em outubro, a conscientização sobre o câncer de mama em humanos é amplamente divulgada, mas poucos sabem que essa doença também afeta animais de estimação. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte alerta para o câncer de mama em cadelas e gatas, uma condição comum que requer detecção precoce para um tratamento eficaz.
Segundo dados recentes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de mama afeta significativamente cadelas e gatas, com uma porcentagem considerável de casos diagnosticados como malignos. Infelizmente, muitos diagnósticos ocorrem em estágios avançados, complicando o tratamento.
O Médico-Veterinário José Ricardo Gomes de Carvalho, CRMV-RN nº 0960, destaca a importância da vigilância dos tutores. Ele enfatiza a necessidade de estar atento a sinais como inchaço, caroços ou secreção nas mamas dos animais de estimação. Consultas regulares com um Médico-Veterinário são fundamentais, permitindo exames físicos e, se necessário, exames de imagem para detecção precoce. “Assim como as mulheres são incentivadas a fazer exames regulares e autoexames, os donos de cães e gatos também devem estar atentos aos sinais. Qualquer alteração nas mamas, como inchaço, caroços ou secreção, deve ser imediatamente relatada a um Médico-Veterinário”, diz.
José Ricardo também destaca a importância de um estilo de vida saudável para animais, incluindo dieta equilibrada, exercícios regulares e cuidados preventivos. A campanha “Outubro Rosa” também se estende aos animais de estimação, promovendo sua saúde e bem-estar. “O profissional pode realizar exames físicos, se necessário, recomendar exames de imagem para detectar qualquer problema, além de orientar sobre um estilo de vida saudável para o animal, com uma dieta balanceada, exercícios regulares e cuidados adequados para prevenção de várias doenças”, esclarece.
Ao conscientizar sobre o câncer de mama em animais de estimação, estamos investindo no futuro de nossos companheiros de quatro patas, garantindo vidas saudáveis e felizes para eles.