Já imaginou ter uma aula de campo na maior agência espacial do mundo? Alguns estudantes potiguares do Colégio Salesiano puderam viver essa experiência no mês de setembro e outras turmas já se preparam para novas expedições. Em uma viagem de sete a dez dias nos Estados Unidos, o roteiro inclui uma visita apara conhecer a NASA, acompanhar uma partida da NBA, além de aproveitar também uma programação de lazer e entretenimento.
A Mandacaru Viagens e Turismo foi a responsável por essa aula de campo internacional. Destaque no segmento de turismo pedagógico, a Mandacaru empresa promove aulas de campo por mais de 30 destinos nacionais e internacionais, além de operar em escolas de diversos estados do Nordeste.
Viagens pedagógicas são uma experiência única, que engrandece a educação dos alunos. De acordo com Leonardo Sá, diretor comercial da Mandacaru, a aula de campo na NASA tem um aproveitamento multidisciplinar valioso: “É um roteiro pedagógico, o foco é estudar no Kennedy Space Center, que é na NASA, onde o aluno volta com o certificado. Porém, ele vai ter conteúdo multidisciplinar no programa, onde vai ter uma parte de basquete, NBA, vamos para a basílica cristã, para os parques temáticos (Disney e Universal), museus. É um roteiro multicultural”, explica.
Para 2024 estão previstas pelo menos mais três visitas a NASA, onde a Mandacaru será responsável por levar alunos de grandes escolas de Natal, João Pessoa e Salvador para viver a experiência.
Ver essa foto no Instagram
Sobre o turismo pedagógico
Utilizar o turismo como ferramenta educativa é uma das maneiras mais atrativas para consolidar e ampliar o conhecimento obtido em sala de aula com alunos de todas as idades. Essa é uma constatação realizada há alguns séculos, que permanece autêntica e amplamente utilizada por instituições de ensino de vários níveis a fim de proporcionar, entre outras coisas, a observação e a vivência dos conteúdos trabalhados no ambiente escolar.
Atenta a esse nicho de mercado, a turismóloga Daliana Cocentino fundou em 2004 a Mandacaru Viagens e Turismo, que viria a se tornar a principal agência especializada em turismo pedagógico do Rio Grande do Norte.
“Trabalhando como guia de turismo, observei o anseio por parte de algumas escolas em conseguir realizar as famigeradas ‘aulas de campo’ com uma empresa que oferecesse segurança e atenção especial a crianças e adolescentes”, relatou Daliana. “Foi a partir desta observação que dei início a Mandacaru Viagens e Turismo, uma empresa focada em turismo pedagógico e comprometida com a satisfação de pais, professores e diretores de escola”, afirmou a diretora.