Com o intuito de melhorar a qualidade da internet móvel no país, o Ministério das Comunicações publicou uma portaria com as novas regras para as operadas de telefonia móvel, como uma velocidade mínima de download para o sinal 5G. Além disso, a iniciativa denominada de ConectaBr requer que as operadoras propunham soluções para “falhas de conexão e baixos índices de desempenho”.
Confira a lista de pontos a serem melhorados, de acordo com o ConectaBr:
- Pelo menos 95% das áreas cobertas com 5G devem atingir “preferencialmente” 100 Mbps (megabits por segundo) em testes de velocidade de download.
- A mesma regra vale para o 4G. Com a diferença que a velocidade mínima será de 10 Mbps nas medições.
- Conforme a portaria, o índice atual é de 80% com níveis de qualidade adequados.
- O novo indicador será verificado após a implementação de metas determinadas no programa.
“É uma ampliação significativa que vai impor às operadoras investimentos em infraestrutura e melhorias no serviço”, ressaltou Juscelino Filho, Ministro das Comunicações.
A previsão e de sanções ainda não definidas aplicadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para prestadoras que não atingirem as metas.
Para garantir que a qualidade da conexão seja atingida, a Anatel terá que divulgar “medições de qualidade do serviço de banda larga móvel” em diferentes canais, diz a portaria, além de estimular o compartilhamento de infraestrutura entre prestadoras de serviços.