A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou sete medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que está em sua 70ª edição. Desse total, três foram de bronze, duas de prata e duas de ouro.
As conquistas da UFRN vieram do voleibol feminino, que ficou com o 3° lugar; do karatê kumite e do wrestling estilo livre, que também ficaram com o bronze. A Universidade ficou com a medalha de prata no xadrez feminino por equipes e no wrestling estilo greco-romano. Já o lugar mais alto do pódio foi conquistado nas modalidades do breaking e do xadrez masculino por equipes.
Entre os medalhista da UFRN está o estudante do mestrado em Artes Cênicas Jean Firmino. Bi-campeão do breaking nos Jubs, ele conta que o estilo de dança entrou para os jogos apenas em 2022, colocando-o como o único campeão universitário do país nesta modalidade. “A experiência deste ano foi muito interessante. O breaking está crescendo cada vez mais, levando em conta que foi apenas o segundo ano de participação nos Jubs. O nível da competição estava mais alto, com mais competidores disputando as medalhas, aumentando o interesse pela dança”, comenta.
Jean, que também é atleta olímpico, conta que a preparação para os jogos universitários não alterou sua rotina, já que, neste ano, o estudante já havia participado dos jogos Pan-americanos, que foram disputados no Chile. Ele relata que participou, inclusive, de seletivas para o Red Bull BC One, maior campeonato de breaking a nível mundial, chegando às semifinais.
“Existe um calendário anual de todas as competições que acontecem, então a minha preparação é constante, estando sempre preparado para dar o meu melhor nos campeonatos. Nos Jubs, eu me esforcei, pois estava defendendo o título”, afirma Jean, relatando que a sensação de “missão cumprida” é gratificante. “É bom devolver para a UFRN todo o apoio que recebo por meio de bolsas e auxílios”, finaliza.
A competição, que é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), aconteceu entre os dias 8 e 22 de outubro e reuniu mais de 5 mil atletas competindo em 21 modalidades. A UFRN foi representada por 98 participantes, entre alunos e comissão técnica.