Está chegando o tão aguardado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para aqueles que sonham em conquistar a graduação em uma universidade pública. Nos próximos domingos (5 e 12 de novembro), milhões de estudantes em todo o Brasil irão comparecer para realizar as provas de Linguagens, Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação.
Pensando nisso e buscando assegurar a chegada de todos aos locais de prova, algumas capitais do Brasil anunciaram que irão disponibilizar gratuitamente os serviços de transporte público, incluindo as vizinhas nordestinas Aracaju (SE), Maceió (AL) e São Luís (MA).
Outras cidades que têm um grande contingente populacional também anunciaram que ofereceram transporte gratuito nos domingos de Enem, como Campina Grande, na Paraíba.
Enquanto isso, porém, os estudantes de Natal, a capital potiguar, terão que tomar um esforço a mais para chegar ao seu local de prova. A cidade terá apenas 36 linhas de ônibus disponíveis rodando, uma redução em relação às 64 que rodam diariamente.
Parlamentares da cidade e estudantes fizeram pedidos para que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) aumentasse a frota para os dias das provas e mantivesse todas as linhas, mas até então, não houve um retorno da secretaria.
A STTU também não anunciou descontos ou abono da tarifa de ônibus.