Após meses de estudos e expectativas por parte de estudantes em todo o Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) finalmente chegou. No domingo (5), milhões de brasileiros realizaram as provas de ciências humanas, linguagens e redação, agora, restam as provas de matemática e ciências da natureza.
Porém, certas situações específicas podem acabar impedindo a participação de alguns candidatos. Para esses casos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permite a reaplicação das provas, que será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro. Confira as justificativas aceitas pelo Instituto e como pedir a reaplicação:
Quem pode pedir a reaplicação:
– Estudantes que faltaram por contrair alguma doença infectocontagiosa, ou seja, que poderia ser transmitida para outros candidatos. O Inep divulgou a lista de doenças que serão aceitas como justificativa:
- Covid-19;
- Influenza humana A e B;
- Tuberculose;
- Coqueluche;
- Difteria;
- Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
- Doença meningocócica e outras meningites;
- Varíola;
- Varíola dos macacos (monkeypox, mpox);
- Poliomielite por poliovírus selvagem;
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varicela.
– Estudantes prejudicados pela distância do local de prova, caso que foi muito relatado nos dias que antecederam o Enem;
– Estudantes que realizariam a prova em locais que tiveram a infraestrutura prejudicada por desastres naturais;
– Estudantes que realizariam a prova em locais onde faltou energia elétrica, comprometendo a visibilidade das questões;
– Estudantes com deficiência visual que solicitaram o uso do leitor de tela para realizar a prova e enfrentaram falhas no aparelho;
– Estudantes prejudicados por erros nos procedimentos de aplicação.
Como pedir a reaplicação das provas do Enem?
A solicitação de reaplicação deverá ser feita pela Página do Participante após os dois dias de prova e até o dia 17 de novembro. Cada solicitação será julgada individualmente pelo Inep.
Nos casos em que o participante estava doente, será obrigatório comprovar o ocorrido por meio de atestado ou laudo médico. Já para casos de distância do local de prova, o Inep informou que os candidatos do Enem que fariam a prova em locais a mais de 30 km de suas casas terão o direito de participar da avaliação em outra data, e uma aba específica para tal foi criada no canal do participante.