O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou ao tráfego mais 6,9 quilômetros da BR-304/RN, entre o km 286,2 e o km 292,8, em Macaíba, em uma ação que faz parte da obra de duplicação da Reta Tabajara. Com essa entrega, o trecho total em operação da via agora atinge 13,8 quilômetros de novas pistas em concreto.
Segundo Getúlio Batista da Silva Neto, superintendente do DNIT no RN, outras entregas estão previstas para 2023.
“Ainda em dezembro entregaremos outros 14 quilômetros e o principal viaduto, que facilitará a ligação entre a Grande Natal e os municípios das regiões Oeste e Seridó”, disse Getúlio Batista.
A obra de duplicação da Reta Tabajara, com um orçamento total de R$ 376,5 milhões, tem como objetivo atender a um volume diário de mais de 50 mil veículos. Ao longo deste ano, o DNIT já liberou 8,9 quilômetros dos 13,8 quilômetros atualmente em operação, destacando-se o trecho de 2,3 quilômetros entre o km 292,8 e o km 295,1, bem como as alças do viaduto de acesso à região de Seridó.
A duplicação da Reta Tabajara está dividida em duas etapas e contempla 16,6 quilômetros da rodovia, incluindo a restauração da pista existente e sete Obras de Arte Especiais (OAEs), que compreendem uma ponte e seis viadutos. A segunda etapa, do km 297,64 ao km 308, incluirá a construção de três viadutos e uma ponte, bem como cerca de 10 quilômetros de vias marginais em ambos os sentidos da rodovia.
Além da Reta Tabajara, o Governo do Estado tem planos para duplicar a BR-304 até a divisa com o Ceará, abrangendo uma área essencial para o desenvolvimento econômico e turístico do Rio Grande do Norte. A federalização do trecho da BR-226, entre as cidades de Currais Novos e Florânia, também faz parte dos projetos do governo estadual. Outro projeto importante é a implantação da BR-104, que conectará Macau a Maceió (AL), fortalecendo as conexões regionais e impulsionando o desenvolvimento econômico das áreas beneficiadas pela rodovia.