Durante uma coletiva para anunciar o balanço do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a divulgação do gabarito oficial e dos cadernos de questões acontecerá às 19h desta terça-feira (14), adiantando a data prevista no edital.
O ministro e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, disseram que pretendem reavaliar as medidas projetadas pelo MEC para as próximas edições do exame. “Pretendemos fazer uma grande avaliação do Enem”, afirmou Santana.
Neste ano, foram 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Ao todo, 2.217 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Foram registrados 859 problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.