Empreendedor cadeirante desenvolve aplicativo para avaliar acessibilidade de lojas - O POTI

Empreendedor cadeirante desenvolve aplicativo para avaliar acessibilidade de lojas

Bruno Mahfuz, criador do aplicativo Guia de Rodas. Foto: Reprodução.

O aplicativo Guia de Rodas, criado por Bruno Mahfuz, possibilita que usuários avaliem a acessibilidade de diferentes estabelecimentos. A dinâmica é simples: responder a perguntas rápidas sobre os locais em apenas 30 segundos.

Em entrevista ao PodSonhar, podcast em parceria com o Poder Empreendedor, Bruno, cadeirante desde 2001, fala que o propósito do aplicativo não é fornecer informações precisas, mas sim instigar discussões sobre o quão adaptado um ambiente está para receber pessoas com deficiência. A ideia surgiu do desafio de tornar um tema considerado chato e dispendioso atrativo e vantajoso para todos.

Confira:

Fundada em 2016, a empresa busca mostrar a outros empreendimentos que mais diversidade e inclusão podem atrair mais clientes, resultando em maior lucratividade. Bruno ressalta que a adaptação de ambientes beneficia não apenas pessoas com deficiência, mas toda a sociedade. Ele compara a acessibilidade a assistir a um filme em russo com legendas em português, destacando como um recurso de acessibilidade beneficia a todos.

Além dos obstáculos físicos, Bruno observa desafios relacionados à conscientização e capacitação de funcionários no tratamento de pessoas com deficiência. Para sustentar a empresa, o Guia de Rodas implementou um sistema de certificação para empresas, oferecendo serviços que capacitam empreendedores em acessibilidade.

A certificação abrange diversos aspectos, desde a apresentação de soluções acessíveis e econômicas para melhorar a infraestrutura dos negócios até o diálogo com líderes empresariais sobre o comprometimento com a acessibilidade. Além disso, oferece treinamento para funcionários, visando capacitá-los a lidar com a diversidade humana. A iniciativa não apenas promove a inclus