O Grammy Latino, maior premiação musical da América Latina, realizou a sua edição de 2023 nesta quinta-feira (16). E o Brasil, maior representante da língua portuguesa no continente e no mundo, não ficou de fora. Com categorias voltadas para a língua e para ritmos nacionais, como sertanejo, música urbana e MPB, a premiação celebrou a música brasileira.
Gaby Amarantos venceu na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes Em Língua Portuguesa pelo álbum “TecnoShow”, que celebra a cultura e o ritmo do tecnobrega paraense.
Em seu discurso, a cantora celebrou e expressou o orgulho de ser amazonense. “Eu sou uma artista da Amazônia. Da floresta amazônica do Brasil. Faço música da periferia negra de Belém do Pará. Sou uma artista independente, estou a 20 anos trabalhando com esse estilo. É minha terceira indicação e agora recebo com muita alegria, com muita honra, o reconhecimento dessa música de raizes brasileiras. Viva o tecnobrega! Viva a música brasileira produzida no Pará!”.
A rainha do sertanejo, Marília Mendonça, falecida desde 2021, também venceu o prêmio, na categoria Melhor Álbum de música Sertaneja.
Confira os brasileiros que receberam o Grammy 2023:
- Melhor Álbum de Música Sertaneja – Decretos Reais – Marília Mendonça;
- Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa – Em Nome da Estrela – Xênia França;
- Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa – Jardineiros – Planet Hemp;
- Melhor Performance de Música Urbana em Língua Portuguesa – Distopia – Planet Hemp Featuring Criolo;
- Melhor Álbum de Samba/Pagode – Negra Ópera – Martinho Da Vila;
- Melhor Álbum de MPB – Serotonina – João Donato;
- Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa – TecnoShow – Gaby Amarantos.