A ReforAMAR, ONG potiguar dedicada à reforma de moradias de pessoas em situação de vulnerabilidade social, conclui mais uma etapa do Projeto São Gonçalo Acessível nesta segunda-feira (20), ao entregar uma casa adaptada para Itiele Ágata, uma menina de 7 anos com paralisia cerebral.
O projeto, aprovado no edital de 2023 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte, visa a reforma de nove residências e a construção de uma praça na cidade de São Gonçalo do Amarante.
Itiele e sua família residiam em uma Kitnet de dois cômodos no primeiro andar de uma vila antiga. A falta de espaço e as dificuldades de locomoção de Itiele tornavam o ambiente desafiador para seu desenvolvimento. A mãe, Dona Laura, buscava uma moradia que proporcionasse condições mais adequadas ao tratamento necessário para a filha.
A antiga residência, de difícil acesso por uma escada íngreme e sem guarda-corpo, apresentava problemas de infiltração, mofo e demandava manutenção constante no telhado. As condições precárias geravam preocupações diárias para a família, especialmente durante as chuvas.
A família havia adquirido o esqueleto de uma casa vizinha, mas a falta de recursos impedia a realização da reforma. Com paredes infiltradas, ausência de instalações básicas e um telhado parcial, o sonho de uma nova moradia parecia distante.
A ReforAMAR, contudo, proporcionou a transformação. A casa foi completamente revitalizada, agora com sala, cozinha, quartos para os pais e as crianças, banheiro social e um corredor adaptado para Itiele realizar seus exercícios fisioterapêuticos e movimentar-se com mais liberdade.
“A minha casa dos sonhos é uma casa que tenha acessibilidade para a minha filha”, destacou Dona Laura, evidenciando a importância da acessibilidade na vida de Itiele.
A entrega do lar acontece às 14h desta segunda-feira (20) e será transmitida ao vivo no perfil oficial da ONG no Instagram.