Nesta quarta-feira (29), o Ministério da Saúde atualizou a sua lista oficial de doenças relacionadas ao trabalho. Ao todo, foram incluídas 165 novas patologias na lista, que agora conta com 347 registros, incluindo burnout, depressão, ansiedade, abuso de drogas e até mesmo a Covid-19.
O burnout, que é desconhecido por boa parte da população, é uma doença categorizada pelo esgotamento no local de trabalho, muitas vezes atrelado ao acúmulo de funções ou condições abusivas de trabalho.
Ansiedade, depressão e tentativas de suicídio foram incluídas como transtornos que podem estar relacionados ao estresse do ambiente de trabalho. As doenças estão também relacionadas ao abuso de drogas, tanto as ilícitas, como a cocaína e a maconha, quanto às lícitas, como remédios sedativos e cafeína.
Já a Covid-19 foi incluída com a condição de que tenha sido contraída no ambiente corporativo, caracterizando-se como uma patologia associada ao trabalho.
Segundo o Ministério da Saúde, “a nova lista atenderá toda a população trabalhadora, independentemente de ser urbana ou rural, ou da forma de inserção no mercado de trabalho, seja formal ou informal”. A portaria passa a valer 30 dias após a sua publicação no Diário Oficial da União.