O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou o repasse de R$ 4,1 milhões para Natal, destinados a ações emergenciais em decorrência das recentes chuvas que assolaram a cidade. Os recursos serão direcionados para a aquisição de cestas básicas, colchões, kits de higiene pessoal, de limpeza e dormitório, para atender a população afetada pelos impactos climáticos. A medida ocorre após o reconhecimento, na última sexta-feira (8), pelo MIDR, da situação de emergência em Natal.
Chuvas deixaram 57 pessoas desabrigadas em Natal, diz prefeitura
“Temos atuado em conjunto com a Defesa Civil Nacional e a equipe da prefeitura desde a elaboração do plano de trabalho de resposta até a autorização da liberação dos recursos”, afirmou Waldez Góes. “Estamos autorizados pelo presidente Lula a dar todo apoio necessário para as ações de assistência humanitária e de reconstrução e assim temos feito. Com esses recursos, damos apoio à população afetada”, completou.
A ação do Ministério atende ao protocolo estabelecido para municípios que solicitam recursos em situações de calamidade pública ou emergência. Além da capital, outros 51 municípios do Rio Grande do Norte estão em situação de emergência, sendo 31 deles afetados pela estiagem, 19 sob o efeito de seca prolongada e um enfrentando situação crítica devido às chuvas intensas.
As cidades com reconhecimento federal de situação de emergência podem solicitar auxílio do MIDR para ações de defesa civil, que englobam assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas e moradias danificadas ou destruídas por desastres naturais.