A empresa brasileira Gohobby revelou, na semana passada, a chegada oficial da aeronave EHang 216-S ao Brasil, uma inovação no setor de transporte aéreo. O EHang 216-S é classificado como uma Aeronave de Decolagem e Aterrissagem Vertical Elétrica (eVTOL), destacando-se por sua capacidade de operar sem a necessidade de um piloto a bordo, assemelhando-se a um drone de passageiros.
Diferenciando-se de outros veículos em desenvolvimento, o 216-S incorpora sistemas e recursos de segurança alinhados aos padrões da aviação convencional. A empresa chinesa EHang, fabricante da aeronave, projetou o veículo com 12 baterias independentes, proporcionando uma autonomia de 30 km por carga. Além disso, o EHang 216-S é equipado com 16 motores, permitindo atingir uma velocidade máxima de até 130 km/h, conforme informado oficialmente.
Ver essa foto no Instagram
A Gohobby anunciou que a aeronave já está disponível em pré-venda no Brasil, com as primeiras unidades previstas para circular a partir de 2024.
Detalhes adicionais do veículo incluem:
- O EHang 216-S tem 5,73 m de largura e 1,93 m de altura;
- 620 kg no peso máximo de decolagem;
- Devido à decolagem e pouso vertical, o carro voador não depende exclusivamente de pistas de pouso, podendo usar diversos locais, se encaixando bem na mobilidade urbana — novamente, como um drone;
- A Gohobby, importadora do EV, não divulgou preços, mas disse que, claro, o eVTOL será vendido a um valor competitivo se comparado a outros meios de transportes mais convencionais do mercado.