O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) emitiu um comunicado nesta terça-feira (19) anunciando a decisão de reaplicar as provas do concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para o cargo de jornalista. A medida foi tomada em resposta a uma série de reclamações dos candidatos sobre falhas na aplicação do certame.
De acordo com o comunicado, a reaplicação das provas objetivas e discursivas para o cargo/especialidade de jornalista está agendada para o dia 28 de janeiro de 2024. O cronograma detalhado inclui a convocação em 19 de janeiro, a divulgação dos locais de prova no site do IBFC em 22 de janeiro, e a realização das provas no dia 28 de janeiro.
Após a aplicação, está prevista a divulgação do gabarito preliminar e do caderno de questões da prova objetiva no mesmo dia, com um prazo para apresentação de recursos contra o gabarito preliminar e as questões da prova objetiva até às 17h do dia 30 de janeiro de 2024.
Entre os principais erros listados pelos candidatos estão a discrepância entre o número de questões previstas no edital (50) e o número efetivamente aplicado (60). Além disso, foram identificadas falhas em questões de Raciocínio Lógico, Legislação do SUS e Legislação da EBSERH, onde apenas as primeiras cinco questões foram consideradas. Outro equívoco apontado foi a ausência de questões de informática na prova, embora todos os candidatos tenham recebido 5 pontos nesse item. Adicionalmente, houve a divulgação do gabarito errado da prova de conhecimento específico.
Confira o novo cronograma:
- 19/01/2024 – Convocação – Prova Objetiva e Discursiva.
- 22/01/2024 – Divulgação dos locais de provas no site do IBFC.
- 28/01/2024 – Realização – Prova Objetiva e Discursiva.
- 28/01/2024 – Divulgação do gabarito preliminar e do caderno de questões da prova objetiva.
Prazo para apresentação de recursos contra gabarito preliminar e questões da prova objetiva das 10h do dia 29/01 até às 17h do dia 30/01/2024.
Ver essa foto no Instagram