O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parte neste domingo (20) para uma série de compromissos em três nações africanas. Além da cúpula do Brics, na África do Sul, Lula visitará Angola e participará da cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé e Príncipe.
Lula já estabeleceu contato com o embaixador de Angola, Manuel Eduardo dos Santos da Silva Bravo (foto), com o objetivo de retomar a parceria e cooperação entre o Brasil e os países africanos.
A 15ª Cúpula dos Chefes de Estado do Brics ocorrerá presencialmente entre os dias 22 e 24 de agosto. Estarão presentes os presidentes Lula (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará virtualmente.
Na pauta da reunião, a expansão do Brics e o uso de moedas locais para transações comerciais. Além disso, haverá encontros com cerca de 40 países convidados interessados em ingressar no bloco.
Após o encontro, Lula seguirá para Angola, onde terá encontros com o presidente João Lourenço. A cooperação bilateral e as relações históricas serão foco da visita, incluindo encontros empresariais e assinaturas de acordos em diversas áreas.
Por fim, Lula participará da 14ª Conferência de Chefes de Estado da CPLP em São Tomé e Príncipe, onde discutirá questões linguísticas e colaborações entre os países membros da organização.