O diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte, Rodrigo Mello, oficializou perante o Conselho Regional da instituição a autorização do Ministério da Educação para o início das atividades da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI).
A Faculdade de Energias Renováveis será lançada oficialmente em 15 de janeiro, durante um evento que abordará o processo seletivo para contratação de professores, o valor da mensalidade, as formas de ingresso, a quantidade de alunos e a data de início das aulas.
Com o foco na formação de profissionais voltados para as demandas práticas da indústria de energias renováveis, a FAETI operará em Natal, capital do estado brasileiro líder na geração de energia eólica. O local é estratégico, sendo sede do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), referências nacionais em educação profissional, Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação (PD&I) e oferta de serviços tecnológicos.
A criação da Faculdade é resultado do amadurecimento de uma ideia que surgiu da necessidade das empresas, conforme destaca Rodrigo Mello. O diretor ressalta o papel do SENAI na formação de profissionais de nível superior, impulsionado pelo bom relacionamento histórico com as empresas e pela demanda do mercado por capacitação técnica.
Mello enfatiza que o perfil dos profissionais formados pela FAETI será orientado para atender às necessidades da indústria de energia renovável. O projeto pedagógico foi desenvolvido para preparar engenheiros com carga horária completa, mas com um perfil mais próximo do ambiente industrial do que acadêmico.
Além da criação da Faculdade, está previsto o lançamento de cursos de pós-graduação em áreas de grande demanda industrial para o estado, como gestão de negócios em energias renováveis. Detalhes sobre esses cursos serão divulgados posteriormente.