Segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, o setor foi responsável pela criação de 23.521 vagas formais de emprego no mês de novembro, de acordo com informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a importância do setor para a economia brasileira, evidenciando sua capacidade de criar empregos, gerar renda e promover a inclusão social. “O Turismo é potente e contribui enormemente com o desenvolvimento do país. Em 2024, seguimos trabalhando para colocar o Brasil entre os primeiros lugares do turismo mundial”, afirmou o ministro.
Dentre os segmentos que mais se destacaram na geração de empregos, o de alojamento e alimentação liderou, com a criação de 14.904 vagas formais. Em segundo lugar, as atividades de organização e eventos contribuíram com 3.625 empregos. Locação de Meios de Transporte sem Condutor e Artes, Cultura e Esporte e Recreação também apresentaram números significativos, com 1.781 e 1.585 vagas formais criadas, respectivamente.
O segmento de transportes de passageiros, que engloba modalidades como transporte aéreo, aquaviário, terrestre, trens turísticos, além de agências de viagens, contribuiu com a criação de 1.626 novos empregos formais. No total, o grupamento de serviços, no qual o setor de Turismo está incluído, admitiu 92.620 novos profissionais em novembro.