O governo federal anunciou que a publicação do edital para o Concurso Nacional Unificado (CNU) está prevista para a próxima quarta-feira (10). O documento deve trazer detalhes sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais. As inscrições vão de 19 de janeiro até 9 de fevereiro. A realização da prova será no dia 5 de maio.
“Estamos falando de uma metodologia inovadora. A aplicação das provas, por exemplo, que ocorrerá em 220 cidades de todo Brasil, é um feito inédito que exige uma preparação inédita também”, afirmou Regina Camargos, secretária adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Em parceria com a empresa responsável pela aplicação do concurso, a Cesgranrio, o número de cidades foi ampliado para garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade.
Veja a lista dos concursos públicos mais aguardados para 2024
Outras inovações incluem a inscrição única, válida para a seleção de candidatos em diversos órgãos, e a participação ativa dos órgãos de controle desde o lançamento do certame. Os órgãos de controle estiveram envolvidos em todas as etapas, oferecendo contribuições desde o início do processo, sem receber o resultado final antecipadamente.
A previsão é de que o certame ofereça mais de seis mil vagas em diversos cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários que podem chegar aos R$ 22 mil.