Índia ou Bharat? Parece que essa é a nova dúvida em torno do país, que se tornou o mais populoso do mundo neste ano. Acontece que, apesar de sempre utilizar o nome Índia em sua política externa, a nação empregou outra nomenclatura para o convite da cúpula do G20, que acontece nesta semana, em sua capital. No convite, o primeiro-ministro Narendra Modi é chamado de “Presidente de Bharat”, e não da Índia.
Mas, isso significa que Bharat passará a ser o nome oficial da Índia? Bem, na verdade, Bharat já é um dos nomes oficiais do país, previsto inclusive no primeiro artigo da sua constituição. Apesar de soar completamente diferente, o nome é uma palavra sânscrita, que significa Índia na língua hindi.
O nome “Bharat” tem um sentido nacionalista, já que é a maneira ancestral de se referir ao país, enquanto “Índia” vem da imposição dos colonizadores britânicos, que dominavam o território. Por causa disso, o termo tem ganhado força em partes do país e no partido do primeiro-ministro, que agora decidiu adotar a nomenclatura internacionalmente.
Durante as últimas décadas, os governos indianos têm tomado algumas medidas do tipo, como a renomeação de ruas, repartições e instituições públicas que homenageavam colonizadores ou que foram nomeadas pelos mesmos.