Abertura do Fórum dos Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa discute turismo sustentável, em Currais Novos - O POTI

Abertura do Fórum dos Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa discute turismo sustentável, em Currais Novos

Janaína Medeiros, diretora executiva do Consórcio Geoparque Seridó, com a governadora Fátima Bezerra e o professor Marcos Nascimento. Foto: Setur.

O primeiro dia do Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa, aberto oficialmente nesta terça-feira (25), foi marcado pelas discussões em torno do desenvolvimento econômico desses territórios e do uso do turismo sustentável. O fórum acontece no Seridó Potiguar, na cidade de Currais Novos, até esta quarta-feira (26). A governadora Fátima Bezerra e o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, compareceram ao evento. que contou ainda com o anúncio de que o mesmo será contínuo, com edições a cada dois anos.

Currais Novos não foi escolhida como sede à toa. A cidade integra o território do Geoparque Seridó, que também abrange os municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Lagoa Nova e Parelhas. A cerimônia de abertura contou com a apresentação do tradicional “Coco de Rodado Seridó”, da Escola Municipal Trindade Campelo, que destacou a herança cultural da região.

O Seridó Geoparque Mundial recebeu o reconhecimento pela Unesco em abril de 2022, passando a integrar oficialmente o Programa Internacional de Geociências e Geoparques. O território abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados. Este reconhecimento ressaltou a importância do Geoparque Seridó como um modelo de desenvolvimento sustentável, integrando a conservação do patrimônio geológico com a promoção do turismo e o desenvolvimento econômico local.

Governo do RN assina ordem de serviço para sinalização turística do Seridó Geoparque