A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, se reuniu ontem (18) com representantes da Zurich Airport, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, para discutir os avanços realizados nos primeiros sete meses da nova gestão. Ricardo Gesse, CEO da empresa, e André Lima, diretor de operações, apresentaram os resultados dos investimentos feitos desde que o grupo assumiu a operação em fevereiro deste ano.
Nos primeiros meses de gestão, a Zurich Airport investiu R$ 10 milhões em melhorias na infraestrutura do aeroporto, abrangendo áreas como manutenção, limpeza, sustentabilidade, segurança e acessibilidade. As intervenções incluíram a reforma das escadas rolantes, elevadores e pontes de embarque, além da instalação de 25 novas câmeras de segurança e equipamentos para detecção de explosivos tanto nos terminais de passageiros quanto de cargas.
Entre as iniciativas, foi implantado o Programa Aeroporto Silencioso, que organiza os embarques através de telas informativas, além da criação de salas VIPs para passageiros de voos domésticos e internacionais. Outras melhorias incluem a reforma do estacionamento e a limpeza profunda da fachada e do terminal.
A Zurich Airport também investiu na climatização do aeroporto, com a instalação de nove equipamentos provisórios, enquanto a reformulação completa do sistema de ar-condicionado está em andamento. Na área de sustentabilidade, o desvio de resíduos para aterros sanitários foi ampliado de 15% para 85%.
Para atender a demandas antigas dos passageiros, o aeroporto iniciou a revitalização de 75% dos assentos na área de embarque, que agora serão equipados com tomadas. Além disso, o carpete dos terminais será substituído por piso amadeirado, visando facilitar a limpeza e proporcionar maior conforto aos viajantes. A expectativa é que, até o final do ano, os investimentos no aeroporto somem R$ 24 milhões.
“Este ano conseguimos retomar as atividades do aeroporto ao nível de antes da pandemia da Covid-19. Esperamos crescer mais a partir de agora. Para 2025, devemos ter mais voos da Argentina e do Chile”, afirmou Ricardo Gesse. Atualmente, o Aeroporto Aluízio Alves tem capacidade para atender até 6,5 milhões de passageiros por ano.
HUB dos Correios
A reunião contou também com a presença de Jaqueline Costa, superintendente dos Correios no Rio Grande do Norte, que confirmou o início das operações do HUB dos Correios no aeroporto para os primeiros meses de 2025. “O parecer técnico finalizado aponta a viabilidade. Estamos tratando do orçamento para a instalação e a perspectiva é iniciar nos primeiros meses de 2025. Algumas empresas já demonstraram interesse em utilizar o aeroporto de São Gonçalo como porta de entrada no Brasil. A previsão é termos voos diários, sete dias por semana”, destacou.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância do aeroporto para a economia e o turismo do estado. “O aeroporto é de grande importância para o Estado, é uma porta de entrada que favorece a economia e o turismo. Sofremos por três anos com a desistência do gestor anterior, mas agora estamos no caminho certo para retomar e ampliar os serviços prestados pelo aeroporto e fazer crescer ainda mais o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, disse.
Além dos representantes da Zurich Airport e dos Correios, também participaram da reunião os secretários estaduais Solange Portela (Turismo), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Carlos Eduardo Xavier (Fazenda), e o presidente da Emprotur, Raoni Fernandes.