Na última semana, um agente de pesquisa do IBGE em Natal, José Nilton Rodrigues Pereira, foi alvo de calúnia por meio de fake news disseminada em grupos de WhatsApp da região metropolitana. Imagens do circuito de segurança de um condomínio em Petrópolis foram compartilhadas, associando erroneamente o rosto do agente a alegações falsas de tentativa de invasão, com a alegação de que estaria se passando por funcionário do IBGE.
Apesar do encerramento da coleta do censo demográfico no ano passado, os agentes do IBGE continuam trabalhando em diversas pesquisas, como a Pnad Contínua, que envolve cerca de dois mil agentes em visitas domiciliares trimestrais em todo o país. Além das dificuldades naturais para serem atendidos, esses profissionais enfrentam a disseminação de informações falsas sobre o trabalho que realizam.
Nicolas Raphael Penna, chefe da Seção de Disseminação de Informações da Superintendência Estadual do IBGE no RN, destaca que, devido à rápida comunicação proporcionada pela tecnologia, mentiras como essa se espalham com facilidade. A Superintendência tomou conhecimento do ocorrido quando a imagem com a fake news chegou aos grupos do supervisor da PNAD, Carlos Alberto Pinheiro Fonte.
Carlos Alberto relata que foi surpreendido pela imagem do colaborador envolvido em fake news e entrou em contato com o mesmo, confirmando que o agente também havia visto sua própria foto nos grupos em que participa.
“Por volta das 14h de ontem fui surpreendido com a imagem do nosso colaborador envolvido em uma fake news e ao entrar em contato com o mesmo, fiquei sabendo que ele também havia visto sua própria foto nos grupos em que participa”, relatou Carlos Alberto.
Amigos e familiares da vítima afirmam que a imagem circula há pelo menos uma semana pelos grupos de WhatsApp da cidade. O agente registrou um boletim de ocorrência (BO) e aguarda desdobramentos.
A superintendente estadual em exercício do IBGE, Iara Brena da Ponte Feijão, esclarece que a instituição realiza constantemente ações de aproximação com condomínios, visando sensibilizar a população para receber o Agente de Pesquisa e Mapeamento (APM) e fornecendo informações sobre dispositivos de segurança contra fraudes.
Iara destaca que a identificação do trabalhador do IBGE pode ser verificada de forma segura através do crachá de identificação, contendo foto, nome, número de identidade e matrícula do agente. Os cidadãos podem confirmar a identidade do agente pelos canais de atendimento: www.respondendo.ibge.gov.br ou 0800 721 8181.
O IBGE desempenha um papel crucial na produção de pesquisas que caracterizam a situação da população brasileira, fornecendo dados essenciais para diversas áreas, como emprego/desemprego, renda, escolaridade e inflação. Nicolas Raphael Penna reforça a importância de esclarecer e desfazer mitos sobre o trabalho do IBGE para garantir a transparência e segurança dos agentes de pesquisa durante suas atividades.