Agentes de endemias de Macaíba passam a atuar aos sábados - O POTI

Agentes de endemias de Macaíba passam a atuar aos sábados

Atualmente o município possui 30 agentes de Endemias, que realizam as visitas domiciliares diariamente. Foto: Ascom/PMM.

A partir do mês de março, os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) da rede municipal de Macaíba iniciarão um novo esquema de trabalho que incluirá visitas aos sábados. A medida intensifica o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela urbana, chikungunya e zika vírus, em diversas comunidades urbanas e rurais.

A Secretaria de Saúde de Macaíba anunciou que a nova escala de trabalho terá início já no primeiro sábado do próximo mês, com visitas domiciliares e um mutirão para recolhimento de podas e entulhos na Vila São José e em Nova Macaíba, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

De acordo com a coordenação do Centro Municipal de Controle de Endemias, a mudança tem como objetivo aumentar a taxa de imóveis visitados, especialmente aqueles que normalmente estão fechados durante os dias úteis da semana. “Com essas visitas aos sábados, vamos tentar ampliar para 100% as áreas visitadas na zona urbana pelos agentes de combate às endemias, mas isso também vai ser ampliado para a área rural de Macaíba, em localidades específicas. De onde estiver chegando notificações de pessoas com adoecimento das arboviroses, a gente vai intensificar essas ações”, disse Fabíola Felipe, coordenadora do centro.

Tarcísio Feitosa Dantas Filho, agente de endemias, mencionou que atualmente realiza 25 visitas domiciliares por dia, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, mas encontra cerca de 50% dos domicílios fechados. “Um grande número de casas fechadas é o maior problema que encontramos no combate ao mosquito”, ressaltou.