A AliExpress e a Shopee anunciaram a antecipação da cobrança do imposto conhecido como “taxa das blusinhas” para o este sábado (27), se antecipando ao cronograma inicial do Ministério da Economia, que previa o início da cobrança para 1º de agosto. O imposto incidirá sobre compras internacionais de até US$ 50, com uma alíquota de 20%.
De acordo com o AliExpress, a antecipação é necessária para ajustar as declarações de importação ao novo sistema tributário. A empresa garantiu que “os clientes serão informados sobre os detalhes da cobrança por meio de seus canais oficiais de comunicação”.
A Shopee também informou que a aplicação da taxa será visível em seu aplicativo a partir do dia 27 deste mês. A medida se deve à emissão da Declaração de Importação de Remessas (DIR) programada para começar em 1º de agosto.
Por outro lado, a SHEIN decidiu seguir o cronograma original e iniciará a cobrança do imposto na data prevista. A empresa, no entanto, alertou que compras internacionais podem ser taxadas até dois ou três dias antes dessa data, devido ao tempo necessário para a declaração à Aduana.