Marinna Laura Soares de Azevedo, aluna do 1º ano do Ensino Médio na SESI Escola São Gonçalo do Amarante, conquistou o segundo lugar no Concurso Internacional de Redação para Jovens, promovido pela The Goi Peace Foundation e Unesco, com o apoio do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão. O concurso, que contou com a participação de 20.674 inscritos de 168 países (categoria infantil: 6.922 / categoria juvenil: 13.752), teve como tema central deste ano “Juventude criando um futuro pacífico”.
O Prêmio Goi da Paz, estabelecido em 2000, busca reconhecer contribuições notáveis para a construção de um mundo pacífico e harmonioso, em conformidade com a Declaração para Toda a Vida na Terra.
Marinna receberá um prêmio em dinheiro no valor de US$ 400, além de uma premiação do governo japonês. A cerimônia de premiação online está agendada para 9 de dezembro de 2023, e os vencedores terão a oportunidade de participar desse momento especial.
A redação premiada, originada de um trabalho escolar, foi destacada por Marinna, que compartilhou: “Fiquei sabendo do concurso Goi Peace durante uma das aulas de inglês ministradas pela professora Artuane. Ela nos apresentou o site, destacando a importância desse concurso e seu objetivo de impactar positivamente o mundo. Senti imediatamente o desejo de fazer parte disso”.
O Prêmio Goi da Paz é normalmente entregue durante o Fórum Anual da Fundação Goi para a Paz, em Tóquio, proporcionando ao vencedor a oportunidade de fazer um discurso comemorativo, receber uma medalha e um diploma, além do prêmio monetário.
Os professores de Inglês do SESI-RN, Artuane Baracho e Airton Baracho, foram os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto do concurso de redação. A professora Artuane Baracho expressou seu orgulho pelos alunos, afirmando: “Estamos incrivelmente orgulhosos dos nossos alunos por sua notável participação no Concurso Internacional de Redação da Goi Peace”.