A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde. A decisão foi tomada com base nos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, conforme informado pela Aneel.
Abandeira verde não implica em custos adicionais na conta de luz, fazendo com que a fatura seja mais barata. A bandeira verde está sendo aplicada desde o encerramento do período de escassez hídrica, que perdurou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022.
Apesar disso, Neoenergia Cosern ressalta a importância de um consumo consciente durante o verão. A empresa destaca que práticas sustentáveis podem contribuir para a redução do consumo e, consequentemente, do valor da conta de energia elétrica.
Confira 3 dicas de como reduzir a conta de energia elétrica:
Geladeiras:
Para evitar o aumento do consumo, a Consern orienta verificar a borracha de vedação e evitar colocar alimentos quentes. Outra recomendação é manter o aparelho a pelo menos 10 centímetros de distância da parede, evitando que o calor aumente excessivamente na parte traseira.
Ar-condicionado e ventilador:
A Cosern recomenda manter a temperatura do aparelho entre 23ºC e 25ºC e programar o desligamento automático durante a madrugada. De acordo com a companhia, para quem vai comprar um ar-condicionado é melhor optar por modelos Split, que são mais eficientes do que os de janela.
Chuveiro elétrico:
A recomendação é manter o equipamento desligado ou na opção verão, que consome até 30% menos energia. Além disso, deve-se tomar banhos rápidos, e desligar a água quando estiver ensaboando.