Nesta sexta-feira (19), um apagão tecnológico global está afetando bancos, televisões e companhias aéreas, causando interrupções em diversas operações ao redor do mundo.
Impactos nas companhias aéreas
No aeroporto de Sydney, Austrália, todos os voos foram suspensos. Nos Estados Unidos, as companhias Delta e United Airlines interromperam suas operações. O aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, relatou atrasos devido a problemas técnicos, sem especificar o número de voos afetados. Em Sydney, os painéis de horários dos voos apagaram e a Jetstar não conseguiu realizar o check-in dos passageiros. No aeroporto de Zurique, na Suíça, aviões não estão sendo autorizados a pousar, e na Alemanha, a companhia Eurowings enfrentou falhas no sistema de check-in.
Setores financeiros e de telecomunicações
No Reino Unido, a Bolsa de Valores de Londres e várias linhas de trem estão suspensas. A televisão Sky News também ficou fora do ar por um período. A autoridade australiana de segurança cibernética descreveu o evento como um “apagão técnico de grande escala”. A polícia do Alasca relatou que as linhas de telefone de emergência 911 foram afetadas, comprometendo o funcionamento dos call centers de emergência no estado.
Causas do apagão
Empresas afetadas identificaram um problema técnico com softwares da CrowdStrike em sistemas Windows, da Microsoft. A CrowdStrike, especializada em segurança cibernética, afirmou que o apagão foi causado por um defeito em uma atualização de sistema e não por um ataque cibernético. “A CrowdStrike está ativamente trabalhando com clientes impactados por um defeito encontrado em uma atualização de conteúdo para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram impactados”, disse o CEO George Kurtz. A Microsoft confirmou estar ciente do problema e trabalhando em uma solução.
Consequências em hospitais e serviços de saúde
Hospitais e clínicas na Europa também foram afetados. No Reino Unido, diversos postos de saúde estão atendendo apenas casos urgentes devido à dificuldade de acessar registros médicos. Na Alemanha, hospitais em Luebeck e Kiel cancelaram cirurgias eletivas agendadas para a sexta-feira.
Medidas em curso
A CrowdStrike e a Microsoft estão atuando para resolver o problema. A CrowdStrike isolou o defeito e está desenvolvendo um conserto, enquanto a Microsoft migra suas operações para mitigar os efeitos do problema. “Estamos trabalhando para resolver tudo o mais rápido possível”, afirmou a operadora dos aeroportos espanhóis.
Até o momento, não há relatos de problemas relacionados ao apagão no Brasil. As investigações continuam para garantir que todas as operações afetadas sejam restabelecidas o mais rapidamente possível.