A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, voltou a funcionar para parte dos usuários brasileiros na noite desta terça-feira (8), após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão exigiu que a plataforma fosse desbloqueada no país em até 24 horas.
Por volta das 19h30, internautas começaram a relatar que já conseguiam acessar o aplicativo. O retorno do X rapidamente entrou nos trending topics, com cerca de 30,6 mil menções à palavra “voltou”. Além disso, na rede social BlueSky, uma das alternativas para onde muitos usuários migraram durante a suspensão, também surgiram relatos sobre o retorno da plataforma no Brasil.
Em sua conta oficial, o X celebrou o restabelecimento dos serviços. “O X tem orgulho de retornar ao Brasil. Dar acesso a dezenas de milhões de brasileiros à nossa indispensável plataforma foi fundamental em todo esse processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”, declarou a rede social.
Embora a decisão judicial já tenha sido tomada, a liberação completa do acesso à plataforma ainda depende das operadoras de internet no Brasil. A medida do STF foi emitida após o cumprimento de sanções, incluindo o pagamento de multas e a designação de um responsável legal pelo X no país.
A suspensão do X havia sido imposta no dia 30 de agosto, em cumprimento a uma ordem anterior do ministro Alexandre de Moraes. Agora, a decisão de desbloqueio foi enviada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que deve repassá-la às operadoras para a liberação total do serviço.
Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém decisão de Moraes de derrubar o X