Na manhã desta terça-feira (10), foi realizada uma audiência pública solicitada pelo vereador Daniel Valença (PT-RN), para discutir o Projeto de Lei apresentado pela Prefeitura Municipal de Natal, que propõe a criação de uma carreira com jornada de 30 horas semanais e prevê a extinção das carreiras vigentes, com jornadas de 20h.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), a proposta foi enviada sem qualquer diálogo com a categoria. No último dia 4, professores da rede municipal anunciaram paralisação em protesto ao projeto, acarretando na paralisação de algumas escolas.
Na audiência, a representante do Sinte, Fátima Cardoso, fez duras críticas ao PL: “Esse projeto não pode ir à frente, sob pena de macularmos a alma profissional dos educadores da rede municipal de Natal. É uma tragédia anunciada trazer para esta casa, algo que não vai só dividir a categoria, mas vai matar duas carreiras vivas”, e completou: “Como estaremos nas nossas escolas? Como estaremos nas nossas salas de aula? Qual é o nosso sentimento, se não se descaso, abandono, desrespeito? Isso é muito grave”, argumentou.
Vereadores da oposição também utilizaram a tribuna para criticar não só o projeto, mas também a posição da prefeitura, que estaria mandando projetos muito importantes em regime de urgência e sem a discussão prévia com a sociedade ou partes envolvidas.