Autonomia feminina é tema de espetáculo com entrada gratuita em Natal e Caicó - O POTI

Autonomia feminina é tema de espetáculo com entrada gratuita em Natal e Caicó

A trama gira em torno de Verônica, uma mulher que reflete sobre os longos anos de um casamento infeliz, questionando seu papel em um relacionamento sem amor e o futuro que lhe foi imposto. Foto: Laura Santos.

O espetáculo teatral Fiel Espelho Meu, do Grupo de Teatro Boca de Cena, será apresentado em Natal e Caicó, oferecendo ao público uma reflexão profunda sobre os papéis impostos às mulheres e a negação de suas autonomias. Com apresentações agendadas para os dias 22 e 23 de agosto, no Complexo Cultural da UERN, em Natal, e no dia 31 de agosto, no Centro Cultural Adjuto Dias, em Caicó, o espetáculo também contará com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas duas últimas exibições.

Escrito pela poeta, dramaturga e pesquisadora Lourdes Ramalho, em 1980, Fiel Espelho Meu é uma obra que reforça o caráter sociopolítico e feminista da autora. A direção está a cargo de Rubinho Rodrigues e Thayanne Percilla, com atuação de Riudete Martins e Veka Sales, e produção da GODIVA Produções. O espetáculo estreou em 2023 no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, como uma homenagem à dramaturga, falecida em 2019 em Campina Grande/PB.

Thayanne Percilla, uma das diretoras, enfatiza a importância da peça para a compreensão e identificação das mulheres com as questões abordadas. “Eu amo esse espetáculo porque ele é significativo para nós, mulheres. Ele aborda questões que, embora eu não tenha vivido diretamente, de alguma forma já senti, e sei que mulheres próximas a mim também já viveram e sentiram. É muito especial poder fazer parte de uma obra tão representativa.”

A trama gira em torno de Verônica, uma mulher que reflete sobre os longos anos de um casamento infeliz, questionando seu papel em um relacionamento sem amor e o futuro que lhe foi imposto: o de viúva. A peça discute a condição da mulher que tem sua autonomia negada, destacando a luta pelos direitos femininos.

Para a atriz Riudete Martins, Fiel Espelho Meu representa a realização de um sonho. “Foi através do espetáculo que consegui expressar meus sentimentos, pensamentos e falas que normalmente eu não diria. O texto é maravilhoso, e me sinto plenamente contemplada pelas falas da personagem. Ela faz um verdadeiro desabafo. Sabe quando você tem vontade de dizer algo, mas não tem coragem? Pois é. Esse texto é libertador”.

Os ingressos para as apresentações serão distribuídos gratuitamente uma hora antes dos espetáculos. Em Natal, o evento faz parte de um projeto contemplado pela Seleção Pública nº 020/2023 do Fundo de Incentivo à Cultura, destinado ao apoio e fomento à cultura. Já em Caicó, a apresentação integra uma ação premiada pelo Edital de Seleção Pública do MINC nº 8, de 31 de agosto de 2023, no âmbito do Edital de Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti.