Nesta terça-feira (2), uma colisão entre uma aeronave da Japan Airlines e uma da Guarda Costeira do Japão no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, resultou em um incêndio que afetou ambas as aeronaves, conforme captado pelas câmeras do aeroporto.
A aeronave da Japan Airlines, com 367 passageiros e 12 tripulantes a bordo, foi evacuada a tempo, e 17 pessoas relataram ferimentos, sem informações detalhadas sobre a gravidade.
Cinco dos seis tripulantes da aeronave da Guarda Costeira japonesa perderam a vida no incidente. O piloto conseguiu escapar, mas está internado em estado grave, conforme declarado pela Guarda Costeira japonesa.
O incidente aconteceu após um terremoto de magnitude 7,6 na costa oeste do Japão, um dia antes, com alertas de tsunamis. A aeronave da Guarda Costeira estava programada para decolar em direção à base militar de Niigata, levando assistência às áreas afetadas pelo terremoto que deixou 48 mortos.
O voo da Japan Airlines tinha como destino Hokkaido, no norte do país. As autoridades, incluindo o gabinete do primeiro-ministro Fumio Kishida, estão investigando as circunstâncias do incidente para compreender suas causas.
Veja as imagens capturadas pelas câmeras de segurança do aeroporto:
BREAKING: Japan Airlines plane with 367 people on board collides with Coast Guard plane at Tokyo Airport pic.twitter.com/ANheXFC2Ny
— BNO News (@BNONews) January 2, 2024