O Projeto Swell de Baía Formosa foi selecionado no edital de Esporte do Banco do Nordeste, para receber um investimento de mais de R$ 298 mil em recursos não reembolsáveis. A iniciativa, em sua terceira fase, busca promover o desenvolvimento e a formação de crianças e adolescentes de baixa renda por meio de atividades esportivas e educacionais.
A proposta foi aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A ONG responsável tem agora 12 meses para executar o programa, beneficiando mais de 150 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos.
O projeto inclui diversas atividades educacionais e esportivas, como reforço pedagógico em disciplinas como matemática, português e EMS (educação meio ambiente e saúde). Os participantes terão acesso a aulas de surf, psicomotricidade, ilustração e desenho livre, inglês, além de acompanhamentos psicossociais com psicopedagogos e psicólogos.
Este é o segundo convênio entre o Banco do Nordeste e o Projeto Swell, que já apresentou resultados positivos no Litoral Sul potiguar. Com mais de 10 oficinas regulares nos turnos matutino, vespertino e noturno, o projeto contribui diariamente para o desenvolvimento integral dos alunos, sendo todas as atividades gratuitas para a comunidade de Baía Formosa.
“Vejo que o Banco do Nordeste acredita e contribui para o sucesso de nossas ações. Vislumbramos que esta parceria seja duradoura, com resultados satisfatórios sempre comemorados em conjunto. Celebramos a oportunidade de estarmos juntos nesta jornada. O futuro é agora, e fazer o bem é a nossa missão!”, disse a diretora presidente da ONG, Barbara Coelho.
“O resgate da juventude através do esporte, incentivando as relações humanas, o respeito ao meio ambiente e à competitividade leal, é a construção e aprimoramento firmes do sentimento de cidadania. O BNB, enquanto instrumento de fomento regional, abraça esta causa com a visão de fazer da Região Nordeste um lugar desenvolvido e socialmente justo”, afirmou Jeová Lins de Sá, superintendente BNB no Rio Grande do Norte.
O Projeto Swell, criado em 2017 a partir de um trabalho acadêmico da pedagoga carioca Barbara Coelho e do educador físico gaúcho César Arenhaldt, tem se destacado em Baía Formosa, conhecida internacionalmente no mundo do surf, principalmente pelas conquistas de Ítalo Ferreira, primeiro medalhista de ouro olímpico no esporte.