O Brasil encerrou 2024 celebrando um recorde histórico no turismo: mais de 6,6 milhões de turistas internacionais visitaram o país ao longo do ano. O número supera o marco anterior de 2018 e consolida o Brasil como um dos principais destinos da América do Sul. A conquista é resultado de ações estratégicas do Governo Federal, incluindo melhorias na infraestrutura turística e promoção internacional, e reforça o caminho para atingir a meta de 8 milhões de turistas estrangeiros até 2027.
O recorde ultrapassa períodos de grande visibilidade internacional, como os anos de 2014 e 2016, marcados pela Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, respectivamente. O avanço é atribuído a iniciativas como o lançamento do primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo nas Américas, no Rio de Janeiro, e a retomada da presença do Brasil em eventos internacionais estratégicos.
Entre as ações de destaque, está a promoção da marca “Visit South America: um lugar, vários mundos,” em parceria com países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile, além da divulgação da “Marca Brasil,” que reforça valores como sustentabilidade, diversidade e hospitalidade.
Para 2025, a expectativa é de crescimento ainda maior, com investimentos de R$ 63,6 milhões no Programa de Aceleração do Turismo Internacional e a realização de eventos de grande porte, como a COP30 em Belém e a reunião do BRICS em Brasília. Além disso, o Brasil terá um recorde de 7,48 milhões de assentos em voos internacionais na temporada de verão 2024/2025, um aumento de 19% em relação ao ano anterior.
Turistas internacionais movimentam US$ 6,6 bi na economia brasileira