O Brasil saltou 27 posições ranking global de segurança para viajantes em 2024, alcançando a 15ª posição, de acordo com a pesquisa conduzida pela seguradora americana Berkshire Hathaway Travel Protection. Único representante da América Latina na lista, o país superou sua classificação anterior, que era a 42ª posição em 2023.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que a liderança do Brasil na América do Sul e sua segunda posição nas Américas, atrás apenas do Canadá. “Além do crescimento na percepção da segurança que nos fez chegar a uma posição inédita, lideramos o ranking na América do Sul e estamos em segundo lugar, atrás apenas do líder Canadá, quando falamos das Américas”, disse. Na pesquisa, o país se destacou no ranking dos destinos mais seguros para viajar em termos de medidas de saúde. Nela, o Brasil ficou em 8º lugar, à frente de países como Portugal e França.
A pesquisa da Berkshire Hathaway Travel Protection destaca que o Brasil emerge como um destino turístico seguro em 2024, enfatizando sua ausência de ameaças terroristas, proteção contra eventos climáticos extremos e infraestrutura sólida para prevenir acidentes nas estradas. Além disso, o país oferece regiões seguras e acolhedoras para viajantes da comunidade LGBTQIA+.
A pesquisa da Berkshire Hathaway Travel Protection, realizada desde 2016, entrevistou 1.702 viajantes que visitaram os países classificados nos últimos cinco anos. A metodologia abrange diversas dimensões de segurança, desde conflitos armados e violência urbana até eventos climáticos extremos.