O Brasil anunciou sua presidência no Grupo Anticorrupção do G20 durante a reunião da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizada no último dia 13 de outubro. Além de liderar o G20 a partir de dezembro de 2023, o país adotou o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” para orientar as ações da equipe ao longo de 2024.
A presidência do G20 é uma responsabilidade significativa, já que o grupo reúne as 19 maiores economias do mundo, juntamente com a União Europeia. O Brasil assume esse papel com a missão de promover justiça global e sustentabilidade.
A Controladoria-Geral da União (CGU) será encarregada dessa tarefa, com o apoio de outros órgãos brasileiros. A CGU anunciou durante o Plenário do Grupo de Trabalho em Suborno Transnacional da OCDE que o tema principal dos trabalhos do Grupo Anticorrupção será “o combate à corrupção e o desenvolvimento”.
Além disso, a delegação brasileira revelou que a França aceitou o convite para atuar como co-presidente do Grupo Anticorrupção.